Não dê ouvidos aos falsos mestres
Existe um ditado que diz “Quem sabe faz ao vivo. Quem não sabe ensina”. Embora não seja 100% acurado, tal pensamento pode ser aplicado muitas vezes na vida, quando nos deparamos com os autointitulados “especialistas”.
Aqui, o termo especialista será usado para se referir àquelas pessoas que se colocam como mestres em um determinado assunto, mas que não possuem muitos resultados a mostrar, ou seja, quase nenhum currículo.
Um exemplo claro seria alguém que ensina educação financeira, mas está repleto de dívidas e fora do caminho da independência financeira. Ou um professor de educação física que é sedentário e barrigudo. Ou, ainda, um médico cardiologista que é gordo e fuma. Ou, também, uma psicóloga que precisa de medicação para ir trabalhar e dormir.
Você conhece pessoas assim? Não é difícil conhecer alguém assim…
Embora seja fato que existem algumas pessoas que possuem conhecimento, mas não sabem aplicá-lo, é sempre melhor optar por escutar as pessoas que realmente chegaram lá.
Se você tem como objetivo principal definido tornar-se um multimilionário, por exemplo, quem preferiria ouvir? Um colunista de um jornal ou o Donald Trump? Eu suponho que a sua resposta seja o Donald Trump. Estou certo?
Já falei em vários artigos sobre a arte de modelar pessoas. Você pode escolher alguém que já conseguiu realizar as metas que você possui e copiar suas estratégias, nos mínimos detalhes, para conquistar resultados aproximados ou até melhores. Não é preciso reinventar a roda, basta modelar.
Por outro lado, se você segue fielmente os conselhos de um especialista, que pode até saber como se realiza a meta, mas nunca a realizou na verdade, corre um risco muito grande de perder o controle do seu sonho.
Você não quer teorias, não quer suposições. Você quer resultados, quer realizar a meta da forma mais efetiva possível.
Grandes sucessos deixam pistas. A maioria das coisas que desejamos fazer na vida já foram feitas anteriormente por outras pessoas. O que você tem a fazer é procurá-las, observar bem o que fizeram, adaptar à sua realidade e repetir a estratégia.
Não fique engatinhando junto a especialistas. Livre-se dos intermediários e beba direto na fonte!
“Sem paixão você não têm energia, sem energia você não têm nada.”
— Donald Trump
Amor e Sabedoria.
Thiago Tombini