VONTADE X PRIORIDADE NO MUNDO DOS NEGÓCIOS

Faça, sem planejamento, apenas o que você tem vontade, e logo arderá no fogo do fracasso. Faça, com planejamento, o que é prioridade, e logo poderá desfrutar do que tem vontade.

Nos últimos anos tenho cruzado com empreendedores, líderes e realizadores de dezenas de países, e, muitas vezes com um relacionamento de amizade ou com uma parceira de ganhos mútuos, consegui informações privilegiadas sobre a sabedoria empresarial destes seres humanos tão singulares.

Não sou de perder tempo com conversa fiada ou com pessoas que falam pelos cotovelos, mas, quando escuto uma pessoa que domina a sua profissão, e realmente sabe o que está falando, isso me hipnotiza e também me realiza. Afinal, é tão extraordinário escutar especialistas, mestres, peritos, todos aqueles que dominam a própria arte e respiram a excelência todos os dias. Isso tudo é música para os meus ouvidos.

Uma das coisas que percebi, nas minhas andanças pelo mundo, é que todo grande homem e toda grande mulher dos negócios, sempre, sem exceções, conseguem domar a vontade e orientar seu foco para o que é prioridade.

Pode acreditar, mesmo que você nunca tenha dedicado a devida atenção e importância a esse fato, são duas coisas totalmente diferentes e merecem ser tratadas como tal.

Vamos às distinções?

Vontade: muitas vezes entendida como uma necessidade, porém mais propensa a uma compulsão, a vontade tem vida própria e muitas vezes (quando não todas) controla o que deveria ser prioridade, impondo, sempre, conflitos e problemas bastante complexos e que tendem a piorar com o passar do tempo.

Por exemplo:

Você tem vontade de contratar um Gerente Comercial, mas a prioridade seria organizar a sua equipe de vendas: contratar, demitir, treinar, etc.

Outro exemplo:

Deveria ser prioridade aumentar as vendas sob os Clientes Potenciais Ativos (CPA), porém a sua vontade é aumentar as vendas sob os Clientes Potenciais dos Concorrentes (CPC).

Prioridade: muitas vezes sonegada por não ser entendida como uma necessidade, a prioridade passa despercebida aos olhos dos leigos que não reconhece o seu devido valor. A prioridade é muitas vezes importante, mas geralmente está um nível acima, é urgente. Uma vez domada cada prioridade com excelência, cada vontade também podem ser atendida com demasiada facilidade.

Por exemplo:

Você prioriza organizar a sua equipe de vendas (contratar, demitir e treinar) e logo consegue realizar a sua vontade de contratar um Gerente Comercial.

Outro exemplo:

Você prioriza aumentar as vendas sob os Clientes Potenciais Ativos (CPA) e com o tempo consegue aumentar as vendas sob os Clientes Potenciais dos Concorrentes (CPC).

Você consegue entender a magnitude do entendimento deste conceito para a aplicação exata deste conhecimento?

Resumindo, pessoas bem-sucedidas decidem com mais qualidade com base em tudo o que é prioridade. Entenda: mesmo que muitas vezes a prioridade seja muito mais desafiadora e também desgastante, as pessoas bem-sucedidas permanecem focadas na prioridade, sempre, e sem exceções.

Estudos têm demonstrado com certa constância que as pessoas mais bem-sucedidas tomam decisões depressa porque não têm dúvidas a respeito dos seus valores e do que realmente desejam para suas vidas.

E aí, você sabe sinceramente o que é prioridade para a sua vida?

As pessoas bem-sucedidas decidem por se comprometer com resultados de longo prazo ao invés de reparos de curto prazo.

E aí, você consegue criar comprometimento e entrosamento com projetos de longo prazo que exigem mais e não garantem retorno imediato?

Tomar uma decisão verdadeira significa se comprometer em atingir um resultado específico, e cortar qualquer outra possibilidade.

E aí, você tem foco suficiente e sangue frio para focar em algum resultado específico sem cair nas tentações intrínsecas às outras possibilidades?

Aceite, de uma vez por todas: são as suas decisões, e não as suas condições, que determinam o seu destino.

E por último, faça uma lista com todas as suas vontades e uma lista com todas as suas prioridades, com maturidade e inteligência, questione-se:

• Qual será o resultado a longo prazo, caso decidir focar toda a minha energia, tempo e expertise na minha lista de vontades?
• Qual será o resultado a longo prazo, caso decidir focar toda a minha energia, tempo e expertise na minha lista de prioridades?

Uma vez escolhida a lista de vontades, você consegue perceber o caos se instalando já em médio prazo (senão em curto prazo) na sua vida?

Tudo pode ser diferente! Basta você decidir sempre pelas prioridades, e, como já mencionei, logo terá direito a realizar as suas vontades. Quando você começar a colher os primeiros frutos ligados as suas verdadeiras prioridades de vida, também começará a fazer o possível e o impossível para trabalhar sobre as prioridades, é um ciclo virtuoso que ajudará você a viver com mais qualidade de vida.

Um executivo famoso qual ajudei a implantar esse modelo prático de gestão de tempo, relatou logo após aprender a trabalhar sob a ótica das prioridades: “É como se tivesse o meu próprio gênio da lâmpada”.

E aí, você está preparado para despertar o seu próprio gênio da lâmpada?

“Não há grandeza sem a paixão por ser grande, seja esta a aspiração de um atleta ou de um artista, um cientista, um pai ou um empresário.”
— Anthony Robbins

Amor e Sabedoria.

Thiago Tombini

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s