5 DICAS PARA TER UMA SEMANA INCRÍVEL

Chegou o domingo e, logo mais, a tão temida segunda-feira. Mas, será que todos encaram a segunda-feira como um “monstro”? É claro que não!

Algumas pessoas conseguem passar por cima desse ponto de vista destrutivo e enxergar a segunda como um dia especial para começar a semana com tudo.

É possível começar uma semana bombando e transbordando de otimismo, porém, é necessário prestar atenção em algumas dicas.

Então, você está preparado para fazer de cada semana a melhor semana da sua vida?

Dica 1: Planeje as suas ações.

É fácil falar e cachorro que muito late pouco morde. O negócio é falar menos e planejar mais. Quanto mais tempo você investir no planejamento menos perderá consertando a rota. Esse tempo é sagrado.

Estudos têm demonstrado que as pessoas mais bem-sucedidas tomam decisões depressa porque não têm dúvidas a respeito dos seus valores e do que realmente desejam para suas vidas. As pessoas mais bem-sucedidas passam mais tempo planejando e quando colocam o plano em ação, na maioria das vezes, recebem como retorno o êxito.

Por mais insano que pareça, a questão aqui não é o “erro”, mas o “acerto”. Pessoas de sucesso sabem o que precisam fazer para conseguir o que desejam para suas vidas e, missão dada é missão cumprida.

Faça uma lista das ações que deverão ser realizadas durante a semana, e lembre-se de se questionar sobre o que estará na lista. Não de lugar na lista para coisas que não merecem a sua atenção, o importante não é a quantidade e sem a qualidade.

Perguntas de alto nível criam uma vida de alto nível. Pessoas bem-sucedidas fazem melhores perguntas, e como resultado, obtêm melhores respostas.

Pergunta-chave:

• Quais são as ações escolhidas e necessárias para essa semana?

Dica 2: Priorize as suas ações.

Para priorizar as ações que você planejou, utilize o meu método de gestão de tempo (Método Inteligente de Gestão de Tempo®), seguindo os passos abaixo:

Passo 1: Utilize 3 agendas para gerenciar melhor os seus compromissos e as suas atividades. A primeira agenda será a “Agenda Pessoal”, que receberá os compromissos e atividades ligados ao seu crescimento, desenvolvimento e evolução pessoal. A segunda agenda será a “Agenda Profissional”, que receberá os compromissos e atividades ligados ao seu trabalho. A terceira agenda será a “Agenda Social”, que receberá os compromissos e atividades ligados a sua devoção ao próximo.

Passo 2: Os seus compromissos e as suas atividades deverão seguir uma ordem específica de prioridade dentro da agenda.

Vermelha: Cor dedicada a compromissos e atividades de caráter “Urgente”. Tudo o que for “Urgente” tem grau alto de prioridade e, salvo algum compromisso ou alguma atividade de caráter mais “Urgente”, não pode ser deixado de lado.

Azul: Cor dedicada a compromissos e atividades de caráter “Importante”. Tudo o que for “Importante” tem grau mediano de prioridade e, pode ser deixado de lado ou reagendado, se houver algum compromisso ou alguma atividade de caráter “Urgente”.

Preta: Cor dedicada a compromissos e atividades de caráter “Circunstancial”. Tudo o que for “Circunstancial” tem grau baixo de prioridade e, pode ser deixado de lado ou reagendado, a qualquer momento, diante de outro compromisso ou atividade que mereça mais atenção.

Esse método já ajudou milhares de pessoas a organizar a própria vida e promoveu verdadeiros milagres a todos aqueles que seguiram sua ciência a risca.

Pergunta-chave:

• Qual é a ordem de prioridade das ações escolhidas para essa semana?

Dica 3: Monitore os seus resultados.

Muitas pessoas param aqui e ficam de braços cruzados. Eis uma parte extremamente importante para alcançar os resultados esperados e respirar o tão sonhado êxito. O progresso também pode ser entendido como uma dádiva do êxito, porque toda vez que existe progresso boa parte do caminho já foi percorrido.

Entender os resultados que foram alcançados é tão importante quanto alcançar o resultado desejado. Só é possível repetir o efeito se conhecer a causa. É também somente possível cessar o efeito, caso negativo, se conhecer a causa.

Você pode acompanhar os seus resultados criando um acompanhamento sobre os resultados específicos que deseja obter de seus esforços.

Pergunta-chave:

• Quais são os resultados específicos para cada ação escolhida para essa semana?

Dica 4: Presenteie a sua atuação e comemore.

Nunca se esqueça de conceder um presente a você, algo que lhe sirva de entusiasmo, motivação e superação, algo que lhe faça abraçar cada causa que você desejar empreender esforço. O presente será a sua medalha, o seu troféu, a luz que lhe guiará até a sua meta, até o seu objetivo ou até o seu propósito.

Pessoas bem-sucedidas sempre praticam o auto agrado e, jamais, colocam tal responsabilidade nas mãos de desconhecidos ou de outras pessoas, mesmo as conhecidas. Essa é a sua responsabilidade, e mesmo que você coloque outras pessoas na jogada para ajudar na concretização de uma ação, nunca se esqueça, você precisa se presentear e comemorar, sempre. Quando outras pessoas estão na jogada, faça o mesmo com as outras pessoas, esse é o gás da Coca.

Quando você cria a recompensa certa, o seu corpo, a sua mente e o seu espírito recebem todo o estímulo necessário para transformar sangue, suor e lágrimas, no elo mais profundo que existe entre você e o que você realmente deseja.

Pergunta-chave:

• Qual será a sua recompensa após a realização bem-sucedida de cada ação ou do conjunto de ações?

Dica 5: Pratique a melhoria contínua.

Por que tão poucas pessoas criam os resultados que ambicionam?

… E se eu dissesse que a resposta é simples, porém dura…?…

O problema é que muitas pessoas não praticam a melhoria contínua, pecam no entender a matéria-prima derivada de suas ações: distorcem, generalizam, omitem. Assim, a vaca vai pro brejo e, tudo aquilo que poderia, logo, ou um dia, ser a “jogada de mestre” acaba por ser um pesadelo.

Decidir comprometer-se com resultados de longo prazo ao invés de reparos de curto prazo é tão importante quanto qualquer decisão que você fará em toda a sua vida. Por isso, não fique apostando as suas valiosas fichas em jogadas impensadas ou resultados imediatos, pense, pense e pense, porém quando carimbar a sua ação, faça dar certo.

Entenda sempre, que são as suas decisões, e não as suas condições, que determinam o seu supremo destino.

Pratique a melhoria contínua na sua vida, não deixe de aprender com os seus erros e evoluir com os seus acertos. Aprenda e entender o que está por trás de cada gota de resultado que respinga de suas ações: para um bom entendedor meia palavra basta.

Errar é humano, mas insistir no erro é burrice. Acertar também é humano, mas não perceber os acertos também é burrice.

Perguntas-chave:

• Quais serão as ações que deverão ser abandonadas para a próxima semana?
• Quais serão as ações que deverão ser recicladas para a próxima semana?
• Quais serão as ações que deverão ser continuadas para a próxima semana?

O seu sucesso de cada dia, o seu sucesso de cada semana, o seu sucesso de cada mês, o seu sucesso de cada ano, depende, diretamente, de como você gerencia aquilo que é realmente importante para você.

E aí, você está preparado para ter uma semana incrível?

Amor e Sabedoria.

Thiago Tombini

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s