AS 20 PERGUNTAS PARA AVALIAR A SUA AUTOIMAGEM

Estudos e pesquisas têm demonstrado, com certa constância, na última década, que os números de casos de depressão, obesidade, doenças cardiovasculares, câncer e suicídio, estão tomando conta do Brasil e do mundo. O que antes parecia tão distante da nossa realidade, agora, se manifesta em nossa vida de forma contínua e avassaladora. Nas últimas cinco décadas, ganhamos alguns anos de vida com as descobertas da ciência, com o consumo de alimentos saudáveis, e com a corrida (e a necessidade) por uma vida com mais qualidade de vida. Em contrapartida, as pessoas não estão sabendo o que fazer com esses anos a mais, se sentem desiludidas, frágeis, perdidas, e não encontram sentido para continuar a viver.

Será que as pessoas estão mesmo perdendo o controle de suas vidas?

Nos próximos 20 anos, de acordo com a previsão da Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão deverá se tornar a doença mais comum do mundo, afetando mais pessoas do que qualquer outro problema de saúde. Cada vez mais, infelizmente, as pessoas vêm enfrentando dolorosamente os chamados “males da alma”. Depressão, pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, bipolaridade, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e transtorno da autoimagem, são, só alguns dos problemas que hoje levam milhões de pessoas a buscar ajuda de todos os tipos.

É claro que isso vem de uma cultura de subestimar o que verdadeiramente está acontecendo, deixando pra lá, empurrando com a barriga, procrastinando, com aquela velha desculpa “logo tudo vai passar”. E quem é que disse que passa?

Quando você começa a “deixar pra lá”, e ao invés de resolver, entra de corpo e alma no ciclo vicioso do problema, você fica refém de todas as emoções que esse ciclo desperta.

Aprendi a aplicar na minha vida e também ensino para outras pessoas: a mágica das Perguntas Poderosas. Acredito fielmente que perguntas de alto nível criam uma vida de alto nível. Assim, se você identificar as perguntas certas para cada acontecimento, experiências ou emoção da sua vida, você poderá ressignificar (dar um novo significado), e então terá controle sobre a sua vida.

Será necessário que você crie um relatório, evolua ao descrever sobre cada pergunta, para que possa identificar o quanto está ciente da sua situação. Você precisa descrever o máximo sobre cada pergunta para entender e compreender o que ainda está sabotando a sua mudança. A dor é o sublime instrumento para provocar uma mudança rápida, efetiva e duradoura.

O segredo do sucesso é aprender como utilizar a dor e o prazer ao invés de ser usado como um fantoche por ambos. Se você fizer isso, estará no controle de sua vida. Se não fizer, a vida o controlará.

Vamos ao trabalho?

• Qual é a imagem que você tem de você?
• Como você visualiza sua existência no futuro?
• Você atua como um gerador de problemas ou um gerador de soluções?
• Você tem mais facilidade em lembrar as suas qualidades ou os seus defeitos?
• Quando você é (ou se sente) pressionado qual é o seu instinto?
• Quando você conquista algo que batalhou para conseguir, quanto tempo dura a sua alegria?
• Quando você perde algo que batalhou para conseguir, quanto tempo dura a sua revolta?
• Como você lida com as suas conquistas, vitórias e realizações?
• Como você lida com os seus conflitos, decepções e frustrações?
• Como você entende o sentimento de culpa?
• Como você aprende com os seus erros?
• Como você se vê, ouve e sente quando precisar tomar uma decisão mais complexa?
• Você costuma se autossabotar com frequência e não permitir que as coisas que realmente importam, aconteçam na sua vida?
• Quantos dias na semana um sentimento de apatia e/ou abatimento toma conta de você?
• Quando está tudo dando certo na sua vida, você pensa que algo pode acontecer e estragar tudo?
• Você costuma não se achar merecedor das suas conquistas?
• Você costuma se colocar na posição de vítima?
• Você costuma terceirizar a culpa de tudo o que acontece na sua vida?
• Você costuma culpar os outros para se sentir bem, mas isso não funciona?
• Você prefere acreditar (mentir para você) que aquilo que você está vivendo é uma fase difícil ou agir com inteligência e mudar o rumo da sua situação?

A vida de milhares de pessoas com quem tive a oportunidade de ensinar o Coaching Transformacional® foi simplesmente revolucionada com o ensinamento sobre o poder das perguntas. Quando ensino para as pessoas a arte e a ciência das Perguntas Poderosas, a maioria delas não consegue entender como demoraram tanto tempo para perceber a importância. É comum que pessoas, de uma semana para outra, mudem drasticamente sua percepção, realizando avaliações bem-sucedidas, tomando decisões com mais confiança, convertendo em ações com mais certeza e perícia, melhorando a autoimagem, a autoestima e o poder pessoal.

Você quer amplificar incrivelmente a sua qualidade de vida? Então, comece agora a usar esse poder: questione-se de forma inteligente e sempre!

Para criar resultados positivos você tem que tomar medidas concretas. A energia flui para onde vai a atenção. Lembre-se sempre: “ação é poder”. Tome uma ação, mesmo se for a ação errada. A verdade é uma “nunca será um fracasso se você aprender algo”.

Amor e Sabedoria.

Thiago Tombini

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s