6 INSIGHTS DE PODER EM VENDAS

Tenho estudado o comportamento humano há muitos anos: é minha cruz, é meu esporte, é minha vida.

Tenho, literalmente, participado efetivamente dos eventos mais importantes do Brasil, como palestrante e treinador internacional com passagem por mais de 10 países, tenho acompanhando algumas pessoas simplesmente despontar com vantagem inédita no jogo de vendas. Sempre falo com firmeza e propósito e não utilizo nada mais do que os meus próprios estudos, pesquisas, ideologias e histórias, e o meu foco, é promover mudanças complexas de comportamento, de forma rápida, efetiva e duradoura. CEOs e Executivos de grandes empresas procuram o meu trabalho constantemente para despertar, desenvolver e aperfeiçoar recursos e estados específicos, e também para promover resultados específicos. Não me considero melhor do que ninguém, mas tento me superar todos os dias.

Meu propósito é também, dar poder aos meus leitores e ao meu público, para que cada pessoa, no seu tempo, aprenda e se conecte ao que realmente é importante. Foi com foco, atitude e persistência, que aprendi que vendas não é somente conceitos, ferramentas, fundamentos e técnicas, muito conteúdo e pouca prática, mas sim, um jogo de inteligência e perspicácia, onde 80% do sucesso é pura psicologia (mentalidade, valores, crenças e emoções), e apenas 20% é execução (foco, estratégia e ação).

O que vou apresentar aqui é psicologia e também execução, mas é diferente de tudo o que você já viu e ouviu falar sobre vendas. Cuidado com os preconceitos, não é porque é diferente que não seja útil, inspirador e transformador. Esses conhecimentos sustentam hoje os sonhos e realizações de milhares de pessoas que utilizam deles, e se você garantir o devido valor, também poderá transformar todos os seus desejos em realidade.

A pergunta é: você está disposto a conhecer e aplicar um pouco desse poder?

Conheça então, os 6 insights de poder em vendas:

Insight 1: Conheça o seu propósito.

No seu dia a dia de vendas, você deve criar um senso de significado. Andar a pé para o escritório, pegar um café, verificar o seu e-mail, conversar com um amigo, estimular um novo relacionamento, sem se conectar a algo, é jogar tempo fora. Se você tem um significado para aquilo que está fazendo vai perder muito menos tempo se questionando se está certo ou errado, se vale a pena ou não vale a pena. Em suma, fazer uma série de atividades juntas, rapidamente, sem qualquer zelo por uma ação específica, pode fazer com que o significado se limite a pequenos intervalos de prazer, assim, seu dia, sua semana, seu mês, e seu ano, se tornam deficientes, cansativos e morosos. Todos os dias, quando você acorda pela manhã, e se destina para o seu local de trabalho, seja num escritório ou na rua, você tem que saber o que vai ser feito naquele dia. Conhecer o seu propósito vai provocar mais impacto do que você pode imaginar. A grande maioria das pessoas pensa que no “propósito” como uma “missão de vida”, e se distancia tanto da verdadeira ideia que, se torna difícil e até impossível controlar seus anseios, desejos e necessidades, quem dera criar algum resultado importante. É claro que, essa “missão de vida” existe, mas o propósito que retrato aqui é o significado que buscamos no que fazemos, e isso pode ser realçado diariamente com: perguntas poderosas, planejamento, equilíbrio, disciplina, comprometimento, foco e ação concentrada.

Insight 2: Dê significado positivo a tudo.

A vida de um vendedor é construída sobre uma plataforma de riscos. Quanto mais você ousar e fizer acontecer, mais você poderá ganhar ou perder. É o como você responder as perdas que o torna especial. Manter uma atitude positiva, independentemente da questão, irá manter a sua cabeça no jogo e pronto para a próxima oportunidade. A oportunidade não está vestida de oportunidade, geralmente ela deve ser entendida, compreendida e esculpida por um ser habilidoso, para se tornar algo de valor. Toda oportunidade é problema para quem não está preparado para percebê-la.

Insight 3: Perceba que tudo o que fazemos tem uma consequência.

As interações de um vendedor com seus clientes podem ser positivas ou negativas. Não há neutralidade nas vendas, tudo sempre tem pelo menos um significado, e atrai ou repele o seu propósito. Cada ação que você toma é importante. De alguma forma, ao tomar uma ação você desencadeia uma porção de acontecimentos, que podem ou não ser favoráveis ao seu propósito. Quanto mais você se conhecer, mais exímias serão as suas decisões, e portanto, mais positivas também serão as consequências das suas decisões. Não é apenas se comportar bem ou fazer o Bom Samaritano, é conhecer e reconhecer seus pontos fortes, alinhando-os estrategicamente para alcançar o resultado desejado. Invista um tempo para conhecer e reconhecer seus pontos fracos, perceba aquilo que precisa ser aperfeiçoado para que se torne um diferencial competitivo.

Insight 4: Saiba que cada pessoa é única, diferente e surpreendente.

Vendas é um mundo competitivo, onde as pessoas colocam-se na linha de frente todos os dias. Muitas vezes essas pessoas são derrubadas, é mais comum do que se pode imaginar. Se você olhar para o mundo através da lente imparcial da aceitação e da flexibilidade, poderá perceber que todo mundo tem significado, e isso afetará positivamente todos os aspectos de sua performance. Não fique chateado quando as coisas não ocorrem do jeito que você quer. É muito mais fácil mudar uma situação criando um significado positivo sobre ela do que rejeitando ela.

Insight 5: Seja impulsionado pelo seu desejo de aventura.

O que move você? Será que é o seu passado? Será que são os seus concorrentes? Ou talvez os seus medos? Ou ainda o foco em seus sucessos, em resolver os problemas dos seus clientes e dar o próximo passo para a sua empresa? É importante saber o que nos move e nos faz fazer o que fazemos. Cada passo que damos é um movimento e cria uma reação em cadeia. Se nós sabemos o motivo ou razão pela qual estamos fazendo aquilo que estamos fazendo, poderemos gerar significado em cada passo, e estaremos sempre convictos da importância de nossos feitos. Se você partir para cima das suas metas e objetivos com ousadia, convicção e firmeza, com fisiologia de campeão, pensamento no que é importante e linguagem construtiva e positiva, poderá criar um vínculo forte emocional com aquilo que você deseja, seja o que você desejar.

Insight 6: Espere o inesperado e tenha sempre uma carta na manga.

O que você vai fazer quando algo inesperado acontecer dentro do seu território? A propósito, sempre tem coisas acontecendo no Universo das vendas, e a falta de conhecimento dessa realidade, faz com que as pessoas tomem decisões precipitadas e erradas, e paguem caro por isso. Você já deve ter escutado falar, sobre sempre ter “cartas na manga”, é aquilo que os mágicos e os ilusionistas sempre têm, e por isso eles conseguem nos impressionar. Agir com excelência quando a pressão é intensa e transformar problemas em oportunidades, é o que torna um vendedor um batedor de metas e um estabelecedor de novos recordes, é o pulo do gato. Quando qualquer situação surge, não podemos avaliar apenas o nosso ponto de vista sobre a situação e criar um grau de importância para agir, baseado no próprio ponto de vista, é importante acessar o ponto de vista da outra parte, e responder com a ação correta que o ajude a resolver um problema do cliente e também a dar o próximo passo.

Você pode ter se encantado com essa leitura, mas o encantamento, por si só, não colocará o conhecimento em prática, não fará com que você ganhe mais clientes e nem mais dinheiro: você tem que trabalhar de forma inteligente.

O que podemos ou não fazer, o que consideramos possível ou impossível, é raramente em função de nossa verdadeira capacidade. Trata-se mais provavelmente de uma função de nossas crenças sobre quem nós somos.

Vender é apoderar-se de si mesmo, entenda essa informação ou pagará caro!

Amor e Sabedoria.

Thiago Tombini

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s