DESTRUINDO PADRÕES DISTORCIDOS E ESTABELECENDO NOVOS PADRÕES

Você vive a sua vida com padrões distorcidos, bem distantes da realidade que deseja alcançar? Se você acredita não possuir padrões realistas em alguma (ou algumas) das áreas da sua vida, ou se trabalha com pessoas que passam por essa situação, e tem que ser o pilar forte do relacionamento, uma boa alternativa é utilizar a ferramenta abaixo para identificar os critérios distorcidos e estabelecer novos padrões de satisfação em uma ou mais áreas. São perguntas eficazes que podem ser utilizadas juntamente com uma “Roda da Vida” (veremos em outro artigo) para cada uma de suas áreas, ou em conjunto com outros métodos para validação de objetivos, como o “SMART”. Ajustei esse exercício para trabalhar com alguns dos meus clientes de coaching que não possuíam clareza de parâmetros em certos aspectos de suas vidas, e tenho obtido excelentes resultados. Espero que possa ser tão útil para você como tem sido para mim.

Estabelecendo novos padrões:

1. Estabeleça a(s) área(s) da vida a ser avaliada a partir do objetivo pretendido (trabalho, finanças, família, intelecto, qualidade de vida, ou qualquer outra área).
2. Avalie, de 0 a 100%, o seu nível de satisfação neste momento da sua vida com cada área mencionada.
3. Descreva como seria exatamente alcançar os 100% nesta área. Seja claro e específico.
4. Esse padrão que você está querendo atingir é realista e viável? Em caso negativo, qual seria um padrão realista e viável?
5. O que precisa ser feito para que você possa assumir esse novo padrão? Qual é o próximo passo para isso? Quando começo a assumir esse novo padrão?

Observações: As questões 1 e 2 podem ser substituídas pela utilização da “Roda da Vida”. Neste caso, as perguntas seguintes aplicam-se a cada uma das áreas avaliadas. A última pergunta só deverá ser colocada caso você perceba que o padrão a ser atingido não é viável. Não esqueça que é fundamental assumir um comprometimento pleno com a mudança para alcançar resultados efetivos e duradouros.

Faça excelente uso dos seus novos padrões!

Amor e Sabedoria.

Thiago Tombini

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s