UMA EMPRESA NÃO É FEITA APENAS DE LUCRO

O lucro é muito importante para fazer uma empresa se tornar bem-sucedida perante a sociedade, honrar seus compromissos com fornecedores e conseguir poder de barganha, identificar a empresa perante seus clientes, além de outros fatores que se manifestam quando o dinheiro é farto.

Porém, estamos vivendo uma mudança estratégica de posicionamento de pensamento por parte das pessoas, nunca temas como “meio ambiente”, “filantropia” e “sustentabilidade” foram tão discutidos e aceitos pelas pessoas de um modo geral. Temas que, foram conquistando seu próprio espaço e evoluindo com o passar dos anos, e hoje, conseguem sim, influenciar consumidores a comprar em todo o mundo.

Há alguns poucos anos atrás, somente as grandes corporações podiam manifestar seu interesse em causas dessa natureza, a contribuição era mais fechada, limitada a poucos. Hoje, pequenas, médias e grandes empresas, todas, podem ajudar a sociedade com seus feitos, desde a escolha do papel que vão adotar para imprimir seus afazeres e materiais diários, ou das sacolas ou pacotes que fornecerão aos seus clientes, ou ainda do tecido do uniforme que utilizarão na empresa, da política de transporte ou meios de locomoção, dos alimentos escolhidos para os intervalos de lanche, de certa maneira, todos podem contribuir para ajudar o ambiente em que vivemos, e existem muitas possibilidades para fazermos isso.

É claro que, na cabeça da maioria das pessoas que dirigem as empresas, ainda existe aquela coisa de: “sozinho não posso fazer nada pelo mundo”, ou ainda, “me sinto muito pequeno para fazer algo que tenha algum tipo de resultado visível”. Um ditado popular diz que: “Se cada um varresse a calçada da sua casa, no fim do dia a rua toda estaria limpa”, e não é a mais pura verdade? É lógico que é! Porém, as empresas querem fazer para serem vistas, percebidas, aplaudidas, e claro, recompensadas. Na maioria das empresas, tudo isso é a mais para fachada, criada para fazer parte da febre do momento. Besteira! Tenho certeza que todo esse marketing de conscientização tem por fim gerar mais dinheiro para as grandes corporações, mas se está dando certo, ajudando e salvando vidas, a festa tem que continuar.

Há muitos anos estudo o comportamento humano, e o que tenho percebido e, que tem me aproximado de pessoas bem-sucedidas e de suas respectivas empresas prósperas, é a forma como suas mentes pensam, seus corpos sentem, e como tudo acontece na prática, quando decidem por fazer algo. É brilhante entender a genialidade desses grandes idealizadores, líderes e realizadores, esses empreendedores que doam a própria existência para contribuir para a construção de um mundo melhor e, diretamente geram tantas oportunidades para tantas outras pessoas. Quando uma ideia brilhante é colocada em prática, logo o ganho é generalizado. Nenhuma ideia brilhante privilegia apenas o inventor, muitos saem ganhando.

Pessoas e empresas de sucesso não podem ser egoístas, jamais tomam decisões olhando para o próprio umbigo. As grandes mentes que guiam o futuro dessas empresas, pensam sempre de uma maneira que atenda o maior número de pessoas, que realize o maior número de sonhos, que abra o maior número de portas e gere o maior número de oportunidades, muitas vezes para pessoas e empresas que nem conhecem, e por isso são mentes abençoadas por Deus, porque desfrutam da capacidade de compartilhar seus aprendizados com outros seres humanos, que não conseguem enxergar com tanta clareza e precisão.

Para você ser uma pessoa importante e tornar a sua empresa importante, você não precisa ter quantias incontáveis de dinheiro, mas precisa ter o dinheiro necessário para guiar as suas metas e objetivos rumo à realidade, e principalmente, ter um coração batendo dentro do seu peito. Todo grande ser humano tem um grande coração. Todas as mentes brilhantes que povoaram e povoam esse mundo, alimentam dentro de si mesmas um propósito maior, não é apenas o lucro pessoal ou da empresa, mas sim a contribuição, seja de ideias, valores, crenças, atitudes, ou qualquer outro conhecimento que possa ser transmitido e ajudar o próximo.

A principal característica que nos diferencia de qualquer outro animal na terra é que possuímos uma incrível habilidade de aprendizagem. Durante toda a nossa existência adquirimos muitas convicções sobre o que podemos ou não podemos ser, fazer e ter, e que diretamente direcionam as nossas ações e controlam os nossos resultados (arquitetam o nosso destino). Muitas pessoas se limitam, aceitam tais convicções e fracassam. Outras, mais sábias, as desafiam e prosperam.  Quer ver alguns exemplos? Acompanhe abaixo:

• Benjamin Franklin e o psicólogo Carl Jung eram péssimos matemáticos.
• Albert Einstein só começou a falar com 5 anos de idade e era considerado um “retardado mental”.
• O inventor James Watt foi declarado “bronco e inepto”.
• Walt Disney foi demitido por não ter imaginação.
• Thomas Edison foi intimado a deixar a escola por ser o último da turma.
• Abraham Lincoln, que: faliu nos negócios com 31 anos de idade; foi derrotado numa eleição para o Legislativo com 32 anos; faliu outra vez nos negócios aos 34 anos; superou a morte de sua namorada aos 35; teve um colapso nervoso quando tinha 36 anos; perdeu uma eleição com a idade de 38; perdeu nas eleições para o Congresso aos 43, 46 e 48 anos; perdeu uma disputa para o Senado com a idade de 55; fracassou na tentativa de tornar-se vice-presidente aos 56 anos; perdeu uma disputa senatorial aos 58 anos; e, foi eleito presidente dos Estados Unidos aos 60 anos.

Você acha que algum desses homens fez algo pensando somente em si próprio, olhando somente para os próprios ganhos e atribuições? É claro que não! Inspiraram, inspiram e continuarão inspirando pelo exemplo, pelo coração que colocaram em cada um de seus grandes feitos.

Sozinhos, somos fracos. Unidos com babacas, idiotas e pessimistas, somos fracos. Mas, unidos com as pessoas certas, somos imbatíveis, impecáveis e irresistíveis para o mundo.

Que Deus abençoe todos aqueles que têm o poder de transformar o impossível em possível e levar a graça da realização para o mundo.

“O Universo pode até perdoar os seus erros, mas jamais perdoará a sua falta de atitude.”
— Thiago Tombini

Amor e Sabedoria.

Thiago Tombini

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s