QUAL É O SEU NÍVEL DE FELICIDADE?

Segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2012, com cerca de 200 mil pessoas em 158 países, os brasileiros dão, em média, nota 6,3 para o grau de felicidade dentro dos próximos cinco anos, em uma escala de 0 a 10. Não é uma boa nota, na verdade é bem razoável, mas talvez seja o retrato mais perfeito de uma nação que vêm se sufocando com a própria dificuldade de enfrentar seus medos, angústias e frustrações.

Vamos se basear em uma avaliação bem humilde:

• Quantas críticas você recebe por dia?
• Quantos elogios você recebe por dia?

Em suma, as pessoas estão cada vez menos dispostas a confiar em outras pessoas, e isso reflete diretamente no como lidam com suas emoções positivas e negativas. Por outro lado, as pessoas estão cada vez mais extasiadas para compartilhar seus pensamentos e sentimentos, porque sentem falta de um ombro amigo e não encontram em si mesmas a sabedoria que buscam.

O que acontece, é que muitas pessoas buscam água no deserto, e por isso vivem aumentando seus problemas e dificultando a própria vida. A questão-chave é saber em quem confiar, e toda confiança parte da autoconfiança, por isso, se você não acreditar em você, você viverá com um pé no abismo e o outro no escuro. É assim que você quer viver?

Esses dados comprovam que ser bem-sucedido não significa ser, necessariamente, uma pessoa feliz. Muitas pessoas buscam ser bem-sucedidas, mas esquecem da felicidade, sabotam seus valores, destroem suas crenças, e simplesmente vivem uma existência sem existir de verdade.

Quando uma pessoa escolhe focalizar toda a energia em uma única direção, por muito tempo, sem atalhos ou distrações, todo o resto torna-se inexistente, e a pessoa não consegue mais encontrar significado em outras áreas da vida. Essa estratégia pode até funcionar para você alcançar riqueza ou conseguir um grande feito, mas, na dose errada, pode atrair miséria emocional, física e mental, e desgraçar a sua vida.

Pense, reflita e faça o que for necessário para ressignificar o que precisa ser ressignificado.

• O que torna você uma pessoa plenamente feliz?
• O que torna você uma pessoa especial e única?
• O que você precisa parar de negligenciar hoje para viver uma vida mais feliz?
• O que faria de você uma pessoa ainda mais realizada na vida daqui a cinco anos?
• O que você pode fazer hoje para se sentir mais feliz e realizado?
• Quais são os desafios que você precisa vencer para sentir que a sua vida vale realmente a pena?
• Quais são os 5 hábitos construtivos que poderiam tornar a sua vida mais gratificante?
• Quais são os seus 5 motivos para acordar toda manhã?
• O que é a felicidade para você?

Como você pode perceber, o segredo não está nas respostas, mas sim nas perguntas. As perguntas certas trazem os resultados mais expressivos e, portanto melhores.

Os motivos que fazem de você uma pessoa feliz são exclusivamente seus. Por isso, é preciso identificá-los para saber quais decisões você precisa tomar, sem precisar ficar se remoendo em um emprego que lhe causa insatisfação, ou em relacionamentos que não dão certo, ou com a falta de dinheiro, ou mesmo com uma vida familiar conturbada. Você não precisa passar por isso, mas para sair de uma situação autodestrutiva você precisa, em primeiro lugar, assumir que está em uma situação difícil, e depois, em segundo lugar, tomar uma decisão que guie sua nova atitude.

Para muitas pessoas, a felicidade é um conjunto de fatores que estão sempre interligados. Por isso, é extremamente importante não corromper os próprios valores e aumentar os seus conhecimentos sobre as coisas que influenciam diretamente na sua vida, só assim, você poderá usar as suas habilidades na potência máxima e criar os resultados que tanto almeja.

Para fechar a conta, agora responda: “Você está seguindo o seu coração e batalhando pelos seus verdadeiros propósitos de vida?”

Amor e Sabedoria.

Thiago Tombini

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s