O PODER LIMITANTE DAS AFIRMAÇÕES NEGATIVAS

Afirmações negativas fazem parte da vida de qualquer pessoa. Às vezes, por algum conflito interno ou problema, seja qual for ele, do mais complexo ao mais irrelevante, nos culpamos, nos atormentamos e nos aterrorizamos, alimentando um sentimento forte de culpa, inutilidade e perda.

Quando começamos a fazer essas afirmações constantemente e quando estamos altamente envolvidos com elas, acreditando que tais afirmações são verdade, e sentindo os reflexos de tais palavras e pensamentos em nosso corpo e mente, temos que começar a repensar, é hora de buscar ajuda, de mudar de pensamento, sentimento e comportamento.

Vou citar abaixo algumas afirmações que já presenciei, das mais variadas formas, e quero que você avalie, até que ponto, elas fazem parte da sua vida.

Ninguém me ama.
Todos ao meu redor me odeiam.
Tudo o que eu faço dá errado.
Eu nunca termino nada do que começo.
Tenho que ser bom o tempo todo e concordar com tudo.
Nem adianta tentar, sei que vou falhar.
Sou sempre aquele que é deixado para trás.
Não mereço aquilo que tanto desejo.
Não tenho amigos de verdade.
Minha vida é uma farsa.
Não tenho o direito de ser como sou.
Nunca me darão a atenção que eu preciso.
Eu sou burro demais e tudo o que faço acaba em nada.
Por mais que eu tente nunca chego a lugar algum.
Os outros sempre se dão melhor.
Não posso confiar em ninguém.
Estou sempre sozinho.
No fim dá tudo errado.
O Universo conspira contra mim.
Não sirvo para nada.
Posso até tentar, mas certamente vou falhar.
Nunca vou ter dinheiro suficiente.
Não vou conseguir realizar os meus sonhos.
Sou o pior em tudo o que faço.
Sou inútil e pequeno.

Essas afirmações sobre a vida ditarão alguns (e com o tempo, todos) de nossos comportamentos caso não percebermos que estamos sendo manipulados por elas. Quando você perceber e admitir que está entrando em um barco furado, deverá agir com inteligência e rápido. Elas tentam nos proteger de correr riscos demais, de agitação demais, ou mesmo de um possível desapontamento ou fracasso. Elas também nos impedem de progredir, de nos empenharmos a fundo em novos e fascinantes projetos e relacionamentos. Esse é o tipo de proteção que você não precisa.

Faça um exercício: descubra quais são as 10 afirmações negativas mais presentes na sua vida. Desenvolva um plano inteligente para vencer essa autossabotagem. Uma boa ideia é pensar antes de falar, e sempre se conceder um agrado, bônus ou gratificação quando consegue vencer alguma afirmação, mesmo que por determinado tempo. Mesmo que se sinta constrangido, você pode perguntar a alguma pessoa íntima se ela percebeu em você alguma tendência a ser excessivamente cauteloso, destrutivo ou negativo devido a convicções erradas a respeito de si mesmo ou de outras pessoas. Essa pessoa pode ter percebido coisas que você diz frequentemente a você, e que com o tempo, de tanto repetir, já estão emplacadas na sua vida, e você nem mais percebe elas. É claro, que por você não perceber essas afirmações, elas podem estar causando um enorme prejuízo em muitas áreas da sua vida, implicando, por exemplo, no estrangulamento da sua evolução enquanto ser humano.

É muito importante, como hábito para a sua vida, que você comece a prestar mais atenção às coisas que você diz a si mesmo, como também, no que você escolhe acreditar ou não acreditar.

Amor e Sabedoria.

Thiago Tombini

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s