O QUE ACONTECE QUANDO OS MACACOS ELEGEM AS BANANAS PARA CUIDAREM DO CIRCO

Tanto nas empresas, nas instituições de ensino, nas instituições financeiras, na política, em todo e qualquer órgão público e privado, existem bananas sendo eleitas por macacos para fazerem algo que fica muito além de suas capacidades físicas, mentais e intelectuais, o que é o mesmo que dar uma arma para uma criança, ou dar a chave da casa para um ladrão.

Dois tipos de pessoas são um perigo real para si mesmas, e para tudo o que está a volta delas, são elas: aquelas que têm muita atitude e pouco conhecimento, e aquelas que têm muito conhecimento e pouca atitude. Agora, imagine aquelas que não têm atitude e nem conhecimento, e estão por aí, tirando onda de “bons samaritanos”, levando a crer que podem comandar algo muito maior que elas. E quando essas pessoas, que se dizem capacitadas, mandam e desmandam, cuidam de pessoas e dão ordens que nem se quer entendem o sentido?

Existe muito cacique para pouco índio. E existe muito cacique que nem para índio serve. As pessoas querem chegar à presidência das empresas, mas não querem sujar as mãos, não querem ter um começo, um histórico, construir um legado, querem ensinar sem nunca terem aprendido, e aí como fica? A resposta é: TUDO VAI DAR EM NADA E MUITA GENTE BOA VAI PAGAR O PREÇO!

Estamos na Era do Conhecimento, já atravessamos a Era Agrária, e também já atravessamos a Era Industrial, vivenciamos muitas mudanças de lá para cá, mas nenhuma mudança foi tão profunda quanto às mudanças que encaramos diariamente, no mundo de hoje. O que sentimos na pele hoje, é uma verdadeira transformação, as empresas canibalizam seus próprios produtos e serviços, se reinventando diariamente para se manterem num mercado tão competitivo e desleal. Se reinventar é uma forma inteligente de se manter vivo na era mais competitiva que já existiu. E quem pensa que vai ficar assim, tá enganado, se segura porque vem chumbo grosso.

Vivemos em um mundo tão imprevisível quanto um vulcão, e que pode ser descrito, utilizando quatro palavras, são elas: complexidade, velocidade, incerteza e mudança. O cérebro humano não consegue entender todo o conjunto de mudanças, precisa, como foco, entender o que é prioridade e se manter interessado naquilo que realmente pode levar a algum lugar. Nunca, em nenhuma época, as pessoas tiveram tanta importância, e, veja só que discrepância, justamente em uma era que é conhecida e reconhecida pela alta tecnologia.

A verdade é uma, única e verdadeira: “as pessoas foram, são e sempre serão o grande diferencial de qualquer acontecimento, seja qual for a natureza do evento”. As pessoas mais inteligentes são aquelas que aprendem a entender as pessoas e conseguem despertar a força intrínseca a cada ser humano, fazendo com que o mesmo evolua sem limites e seja tão grato por tal ajuda, que expresse sua gratidão, dando o melhor de si mesmo diariamente.

É possível viver o melhor, fazer mais, chegar a um nível altíssimo de produtividade com o menor índice de stress. Para isso, precisamos entregar o conhecimento para as pessoas certas, e deixar a fatia mais atraente do bolo para quem verdadeiramente veste a camisa e corre em busca de um lugar melhor, lutando pelo que realmente importa, sem medo do que o mundo irá falar.

Enquanto tivermos pessoas descomprometidas e despreparadas, comandando e orientando outras pessoas, estaremos navegando em mares desconhecidos e nunca estaremos totalmente livres da sensação de que algo ruim poderá acontecer.

Viva ao lado de pessoas comprometidas, preparadas e cheias de vontade, dos verdadeiros guerreiros, aqueles que não fogem de um bom combate e sempre estão prontos para lutar pelos seus sonhos. Assim, e somente assim você estará forte para enfrentar os desafios inéditos do futuro.

Amor e Sabedoria.

Thiago Tombini

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s