AS 10 CARACTERÍSTICAS DAS METAS ALTAMENTE EFICAZES

Ter uma meta é essencial para o sucesso de qualquer projeto de vida. Seja qual for a sua meta, ela precisa que algumas “características” estejam intrínsecas a ela para elevar as chances de sucesso na sua concretização.

Tudo o que existe no Universo, um dia foi apenas um sonho, uma meta, e tornou-se possível porque um empreendedor, um realizador, um sonhador, acreditou, estudou, pesquisou e fez acontecer.

Abaixo segue uma lista de 10 características que as metas eficazes têm. Espero que você possa navegar em águas muito mais serenas com esse mapa.

A primeira característica de uma meta eficaz é que ela deve ser escrita, pois, somente assim, ela se tornará completa e receberá um senso de realidade. A meta escrita deve sempre descrever todos os seus componentes, ou seja, indicar todas as suas informações, de forma clara, específica e objetiva.

A segunda característica de uma meta eficaz é que ela deve ser desafiadora. A meta não pode ser muito fácil, mas também não pode ser difícil ao ponto de desanimar quem pretende alcançá-la. É necessário que a meta provoque um estímulo motivador e exija algum esforço adicional.

A terceira característica de uma meta eficaz é que ela deve ter prazos fixos, pois metas sem prazos são meras intenções. O estabelecimento de prazos ajuda na autodisciplina necessária para cumprir as metas, o que torna possível fazer o controle delas. Estabelecer prazos também ajuda a designar o tempo específico para trabalhar em função da meta.

A quarta característica de uma meta eficaz é que ela deve ser bem elaborada e planejada, para que o resultado final seja visualizado no documento escrito. Quando desenvolvemos um bom plano para alcançar as metas, torna-se muito mais fácil alcançá-las.

A quinta característica de uma meta eficaz é que as metas precisam gerar recompensas, caso contrário, a motivação poderá ser prejudicada. Se conseguirmos visualizar uma recompensa, haverá interesse extra no trabalho, e tudo poderá ser executado com mais carinho, esforço e dedicação. A recompensa pode ser em dinheiro, reconhecimento, ou até mesmo o sentimento de orgulho ou superação de ter executado um excelente trabalho.

A sexta característica de uma meta eficaz é que dificilmente a meta será alcançada se não houver comprometimento. Por isso, se envolva intensamente com a sua meta e promova a todo custo os resultados que deseja obter. Não devote a maior parte do seu tempo aquilo que implica menos impulso ao seu resultado.

A sétima característica de uma meta eficaz é que ela seja alcançável, ou seja, que possa ser atingida se os recursos necessários forem priorizados. Esses recursos podem ser tanto em termos de pessoas habilitadas, como também de recursos financeiros, de condições do ambiente, ou qualquer outro recurso que possa ajudar ou atrapalhar na realização da meta. Caso a pessoa não tenha os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para atingir a meta em questão, a meta deverá ser reavaliada. Se no final da avaliação tornar-se possível a realização da meta, a pessoa poderá dar continuidade ao projeto.

A oitava característica de uma meta eficaz é o estabelecimento de prioridades. É muito importante estabelecer prioridades, somente assim o tempo é investido no que realmente merece ser feito, no que é realmente urgente ou pelo menos importante. É interessante que as metas não se choquem, e que não aconteça nenhuma disputa desleal entre elas. Quando as metas se chocam umas com as outras, no sentido de competir por tempo ou recursos, esgotando a possibilidade de atender a todas de forma eficaz, minando as energias físicas e mentais, é importante saber o que deve ser priorizado e tomar a decisão certa. A realização de uma meta não pode interferir ou prejudicar a execução de outra, salvo se você fizer propositalmente. As metas devem ter compatibilidade.

A nona característica de uma meta eficaz é que ela deve ser administrável, ou seja, seu plano deve ser entendível e aplicável. Essa característica impõe que a meta deve ser planejada de modo simplificado, eliminando barreiras que possam atrapalhar a execução da mesma. Quando uma meta é planejada, é normal que sejam identificadas barreiras, o objetivo é planejá-las, prevê-las, de modo que a execução seja simples e o mais natural possível.

A décima característica de uma meta eficaz é que o benefício deve ser maior que o desgaste para conquistá-la, ou seja, o importante é que a meta não gere um desgaste tão grande que interfira diretamente na energia que o projeto necessita. Uma meta deve gerar entusiasmo, motivação e prazer, e mesmo que os problemas sejam parte integrante de qualquer projeto, a meta deve superar todas as intempéries.

“Se podemos sonhar, também podemos tornar nossos sonhos realidade.”
— Walt Disney

Amor e Sabedoria.

Thiago Tombini

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s