FAÇA A SUA SORTE

Certa vez, pesquisando na internet sobre a importância da motivação, do empenho, da dedicação, do esforço, do foco, da atitude e de outros componentes que fazem uma pessoa explorar com mais inteligência as suas melhores virtudes, encontrei uma frase do Fundador da Ford Motor Company, Henry Ford, quando questionado por um aluno do curso de psicologia sobre seu sucesso e sua sabedoria. O aluno perguntou-lhe: “Sr. Ford, pode me dizer em uma única frase algo importante para que eu trilhe um caminho de sucesso como o que você desfruta?” Henry Ford, sem hesitar, respondeu-lhe: “Faça a sua sorte!”

Não sei se o aluno entendeu o que Henry Ford quis dizer, não sei se alcançou o sucesso, mas tenho ciência de que quando me deparei com tal afirmação, feita com tanta propriedade, soube o que fazer.

Especialistas no estudo do comportamento humano, dizem que “as perguntas são as respostas”, e eu concordo, com uma pequena correção, um acréscimo: “as perguntas certas são as respostas”. Quando Henry Ford enfatizou a importância de fazer a própria sorte, na verdade o que ele acabou por afirmar é que cada pessoa é responsável pelas suas escolhas e decisões, e são elas, sempre elas, que nos conduzem para o fracasso ou para o sucesso.

É bem claro que, pessoas como Henry Ford, não enfrentam o fracasso como algo degradante, feio ou ruim, ao contrário, analisam meticulosamente os próprios erros, falhas e omissões para não mais voltarem a repeti-los, e isso é sucesso. É sabido que, pessoas como Henry Ford tem uma enorme capacidade para fazer sucesso, estão disponíveis para arriscar, tentar e errar, mas sempre corrigem a rota e vinculam seus esforços a reforços inteligentes e recompensas imediatas, além de tudo, são habilidosos ao lidar com a frustração, a rejeição, a pressão financeira, os medos e os conflitos internos. A postura, atitude e ideias dessas pessoas são fortes o bastante para vencer qualquer desafio, preconceito ou discriminação.

A verdade é que pessoas como Henry Ford tem uma exímia capacidade para transformar problemas em oportunidades, como se fosse um artesão, que faz de um pouco de argila uma escultura linda, rara e perfeita. A missão, a visão e os valores de pessoas como Henry Ford, transcendem muitos dos estudos feitos pelo homem, tudo porque são pessoas especialistas na arte de transformar seus esforços e sua dedicação em realidade.

Quando uma pessoa está engajada em evoluir com uma mente próspera, deve prestar atenção ao que o Universo ensina, tudo o que tem vida, se move e se transforma, todas as pessoas que deixaram seu conhecimento e sua sabedoria, toda a energia que vibra latente diante de nossos olhos diariamente, porque para um bom admirador, uma imagem basta. O Universo ensina aquilo que nenhuma faculdade ou universidade ensina, a vida é o palco da aprendizagem contínua.

“Não encontre defeitos, encontre soluções. Qualquer um sabe queixar-se.”
— Henry Ford

Amor e Sabedoria.

Thiago Tombini

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s