SAIBA COMO APRESENTAR A SUA EMPRESA PARA O SEU CLIENTE

Há poucos dias, nos bastidores de um Congresso Internacional qual iria me apresentar como palestrante, em meio a amigos antigos, conhecidos e novos amigos, encontrei um empresário, um cara empreendedor, idealista, corajoso, motivado, visionário, com quem engatei uma conversa que perdurou por quase 2 horas seguidas. Falei pouco, escutei muito, aprendi muito, e um pouco do que aprendi vou dividir com você nas linhas abaixo.

Os assuntos foram bem diversificados, mas o que me fez ficar boquiaberto foi escutá-lo falar sobre “como apresentar a empresa para o cliente”, e ele falava de forma envolvente, seu discurso era oportuno e muito cativante, não citava os clientes no plural, conseguia falar sobre como conquistar cada cliente, especificamente.

Lembro-me, que em determinado momento da conversa, ele ressaltou que às vezes não é preciso ter uma nova ideia, basta fazer melhor o que já existe, e que as pessoas que direcionam as empresas muitas vezes criam uma série de tabus para quem está na guarnição de frente, o que impossibilita uma eficiente gestão de ideias e talentos. Neste raciocínio ele levantou quatro questões importantíssimas:

• Como a sua empresa lida com a gestão de ideias e talentos?
• Como a sua empresa direciona as metas e objetivos da semana, mês e ano para seus colaboradores?
• Quais são as ferramentas que a sua empresa disponibiliza para que possa se obter os resultados que foram pré-estabelecidos?
• A verdadeira preocupação é sempre maior com o dinheiro que cada colaborador trás para a empresa ou com a manutenção do conhecimento para aperfeiçoar as pessoas e fazê-las atuar no melhor de sua performance e excelência?

Sinceramente, senti que ele poderia seguir horas a fio falando sobre o assunto sem ser cansativo ou mesmo repetitivo. Ele dominava aquele ambiente, aquilo era simples e fácil para ele. Eu estava aprendendo muito, como se já não bastasse estar ao lado de tantas feras em um Congresso internacionalmente reconhecido.

Teve outra parte que foi relevante na conversa e mexeu muito comigo. Em determinado momento da conversa, ele disse: “Até mesmo uma joia embrulhada em um jornal fica feia”, e fica mesmo!

O que ele quis dizer foi que as pessoas devem criar uma imagem agradável e positiva da empresa na cabeça do cliente. Você pode ter uma sala de dois por nada e faturar milhões somente com telemarketing e um atendimento extraordinário, basta criar uma imagem agradável e positiva na cabeça do cliente. Agora, não adianta de nada ter uma Babilônia de estrutura e tecnologia se as pessoas da empresa criam uma imagem desagradável e negativa, que degrada cada vez mais a utilidade que a empresa pode oferecer ao cliente.

Dizem que a primeira impressão é a que fica, e posso garantir, afirmar com autoridade, que esse ditado é verdade. Portanto, temos que avançar, criar uma imagem positiva em um primeiro contato é excelente, mas não é a salvação, se você deseja perpetuar sua existência no mercado, terá de realizar maiores contribuições para o estreitamento do relacionamento entre a sua empresa e o seu cliente. Manter uma imagem construtiva e positiva, que agregue valor e gere ganha-ganha constante, é o que fará com que o seu cliente se torne um fã fiel da sua empresa, um vendedor de seus serviços, e um defensor do seu negócio.

Outra coisa que achei interessante na conversa, foi que ele comentou que as pessoas gostam de pessoas iguais a elas, e, portanto, pessoas gostam de empresas (e consecutivamente de produtos e serviços) que tenham tudo a ver com elas. Da mesma forma que você não vê uma cobra casada com um jacaré, também não verá um relacionamento duradouro entre empresas e clientes que pensam diferentes, ou mesmo que não consigam perceber no que se identificam. Você pode pensar diferente, mas deve ser flexível, entendendo e compreendendo a outra parte, e precisa ser inteligente para reconhecer e utilizar a seu favor as coisas quais você se identifica com o seu cliente, somente assim poderá gerar resultados que satisfaçam o seu verdadeiro propósito. Flexibilidade é poder!

É incontestável. Algumas empresas podem até ter sorte, mas isso não garantirá sua existência no futuro. Logo, se você quiser que sua empresa apareça como prioridade na lembrança dos seus clientes, deverá investir em capacitação e desenvolvimento, ambos que atendam tais requisitos.

Por falar nisso, durante a conversa, ele levantou mais algumas questões, justamente sobre o tema “capacitação e desenvolvimento”. Seguem abaixo algumas questões:

• A sua empresa vê os colaboradores como peças fundamentais para o funcionamento do sistema, ou apenas como meros “escravos”, “serventes” ou “simples funcionários”?
• A sua empresa fornece capacitação e desenvolvimento constante aos colaboradores na área de palestras e treinamentos ou sabe apenas cobrar resultados?
• A sua empresa possui um cronograma de prioridades do ano para estabelecer quais serão as palestras e treinamentos que serão viabilizados?
• A sua empresa está preocupada em arrumar soluções baratas e de curto prazo, ao invés de estudar, pesquisar e sanar todos os problemas de uma vez por todas?
• A sua empresa coloca a culpa da falta de resultado justamente nos colaboradores ou busca ajuda dos colaboradores para encontrar e aplicar a solução?
• A sua empresa é movida por problemas ou desafios?

Sinceramente, poderia também me alongar por mais vários parágrafos, mas o possível é dar um passo por vez. É assim que a banda toca (se quiser tocar certo).

Aproveite o aprendizado e lembre-se de sempre entender a importância de escutar as pessoas sábias. Afinal, é com elas que devemos aprender a chegar aonde queremos estar.

Amor e Sabedoria.

Thiago Tombini

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