VOCÊ É DO TAMANHO DOS SEUS SONHOS

Como dizia Raul Seixas, em uma de suas composições, conhecida como “Prelúdio”: “Sonho que se sonha só. É só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade.”

O que ele quis dizer com isso? É simples! Pergunte a você, questione-se intimamente: Eu realmente sei qual é o meu sonho, o meu objetivo, o meu propósito? As pessoas sabem qual é o meu sonho, o meu objetivo, o meu propósito?

NÃO! NÃO! NÃO! BEM PROVAVELMENTE, NÃO!

Se essa for a sua resposta, você faz parte do time que aceita que está no caminho contrário ao seu sucesso, e isso é bom, é um bom começo. Mas vamos lá, vamos seguir a diante.

Quando digo: “você é do tamanho dos seus sonhos”, não estimulo que você pense em algo grande, mas que não tenha conexão e significado para você. Quando uso essa afirmação, o que quero dizer é que você deve ter sonhos que estimulem o seu entusiasmo, força de vontade e motivação, algo que aguce seus sentidos e lhe faça sentir vivo. Ninguém levanta de manhã apaixonado pela vida se não tiver algo que realmente vale a pena, quanto menor for o sentimento por aquilo que lhe faz levantar de manhã, mais desmotivado e abatido você acorda para encarar seu dia.

Reconheça para si mesmo, tudo o que leva ao sucesso é simples, mas não é fácil. Por exemplo: andar sobre uma corda a 10 metros de altura é simples, basta colocar um pé na frente do outro, mas não é fácil, e quem não souber cai e se esborracha no chão. O sucesso em suma é isso, ele é simples, mas não é fácil.

Para você chegar a algum lugar, você deve saber para onde está indo e por qual motivo está fazendo o que está fazendo, muitas pessoas não chegam a lugar algum, porque não tem definido o que querem alcançar, ou mesmo o porquê estão fazendo o caminho, e logo caem em pranto e lamentações, dizendo coisas do tipo: “o mundo é cruel, somente privilegia os ricos ou apadrinhados”, “vencer é sorte”, “o sucesso é somente para quem tem muito dinheiro”, “minha família não tem sucesso e por isso não terei sucesso”, “sou um fracassado porque ninguém nunca contribuiu para que isso fosse diferente”, e a coisa anda desgovernada.

Primeira coisa, vamos colocar uma diferença: perdedores apresentam desculpas (como aquelas citadas acima), vencedores apresentam resultados. A pergunta mágica é: como é possível apresentar algum resultado positivo se não existe motivação, foco, ação, direção, controle, melhoria contínua?

Pense em cada uma dessas perguntas, e também na observação sobre elas. Esses ensinamentos ajudarão você a clarear as suas ideias e lhe darão uma visão mais objetiva do seu propósito.

• Você gosta do seu trabalho? Você consegue visualizar um futuro atraente e promissor no que você faz como exercício de profissão?
Observação: Se você não gosta, ou não consegue visualizar um futuro atraente e promissor no seu trabalho, fazendo o que faz, comece a pensar em algo que lhe fará feliz, em um futuro bem próximo, agora. Lembre-se do que diz o Dr. Lair Ribeiro: “Sucesso é fazer o que gosta. Felicidade é gostar do que faz.”

• Você consegue se visualizar no futuro usufruindo de prosperidade financeira, relacionamentos bem-sucedidos e saúde para dar e vender?
Observação: Se você não começar a se preocupar (de forma positiva) com isso agora, provavelmente não terá tempo para construir o seu sucesso. O sucesso é um conjunto de elementos. Não adianta você ter dinheiro e ninguém gostar de você. Não adianta você ter muitos amigos e se encontrar com uma doença terminal. Pense no seu futuro, com prudência e coragem, e se organize de acordo com aquilo que é importante para você.

• Você consegue cumprir as promessas que faz para você mesmo?
Observação: Você pode estar perdendo o moral com você, talvez esteja prometendo muita coisa e cumprindo quase nada, ou nada. Coloque no papel, em uma agenda, com data, horário e local marcado, todos os seus compromissos. Cumpra as suas promessas sempre fazendo 20% a mais do que prometeu a você mesmo. Por exemplo, uma boa maneira de começar é planejando e organizando as suas atividades diárias. A regra é simples, faça 20% a mais do que prometeu, se tem 10 atividades agendadas, cumpra 12. É assim que se ganha crédito com você.

• Você consegue cumprir as promessas que faz aos outros?
Observação: Honrar a palavra é muito importante. A sua palavra pode ser o filtro de seleção usado pela maioria das pessoas para identificar o seu caráter, e assim, abrir ou fechar as portas para você. Utilize as duas seguintes regras quando faz uma promessa para outras pessoas: faça sempre o quilômetro extra (algo a mais), e faça sempre no melhor tempo possível. Um dos grandes filtros de entrada dos melhores negócios e das melhores oportunidades é a indicação. Você somente terá a indicação que desejar se cumprir a sua palavra, levando a sério as duas regras simples acima.

Antigamente, e algumas pessoas até hoje dizem: “Querer é poder!”, mas posso garantir com toda certeza que somente o querer, não move o poder. O querer em parceria com o conhecimento e em parceria com a ação pode ser uma fórmula interessante para você atingir o seu alvo. Entenda que para você conseguir atingir o seu alvo você precisa de ação, até porque, como dizia Albert Einstein: “O único lugar em que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”.

Um bom começo, é você mesmo começar a criar as suas próprias perguntas, para áreas distintas da sua vida, e questionar, de maneira inteligente, o seu nível de realização em cada área. Crie as perguntas, responda com exatidão e propósito, e comece a alavancar pequenas mudanças que proporcionarão ganhos inestimáveis em um futuro bem próximo.

Eu acredito em você, e você?

Amor e Sabedoria.

Thiago Tombini

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s